quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Suiça - 2007 em Revista (por Jordi de Kroon, Relações Internacionais e Secretário do PNOS)

No passado ano de 2007, muito aconteceu na Suíça, desde mudanças nas estruturas partidárias do PNOS até aos confrontos com a Policia no dia 1 de Agosto.

O primeiro acontecimento do ano deu-se aquando da cerimónia de comemoração da Batalha de Sempach – Contra a invasão austríaca - a 30 de Junho onde cerca de 120 Nacionalistas responderam à chamada da secção do PNOS de Willisau. Marcharam atrás da parada oficial, desde o centro de Sempach até ao memorial de Arnold von Winkelried (Herói Nacional que nesta batalha salvou a vitória para a Confederação Suíça).
No memorial os nacionalistas colocaram uma coroa de flores e cantaram o hino nacional.


“Em 1291, no Monte RÜtli , foi decidido uma confederação. Três homens dos Cantões Uri, Schwyz e Unterwalden (Cantões Iniciais), encontraram-se, durante a noite, no Monte RÜtli, onde proferiram um juramento, pelo qual resistiriam contra qualquer invasão e que nenhum tirania prevaleceria”

Anualmente, no dia 1 Agosto, celebra-se o dia Nacional da Suíça, dia em que foi celebrado o juramento de RÜtli. Como no ano passado, o acesso ao prado sagrado do RÜtli foi interdito, apenas possível para quem tivesse bilhete, que foi dado apenas a mulheres. A insolência política atingiu o auge quando um dos membros do Conselho federal Helvético - Micheline Calmy-Rey – discursou, neste local, sobre a liberdade de expressão e tolerância de opinião. Mas a entrada dos Nacionalistas continuava proibida por todos os meios.

Aproximadamente quarenta nacionalistas tentaram atingir o Monte RÜtli , atravessando o lago em barcos de borracha. A meio da travessia a polícia interceptou os nacionalistas com canhões de água, atirando-os dos barcos e “socorrendo-os” para os seus próprios barcos, onde foram identificados e detidos.

No dia 5 de Agosto, o PNOS organizou uma deslocação ao Monte RÜtli para que o juramento fosse novamente renovado e como forma de protesto contra o que se tinha passado no passado dia 1 de Agosto. O local foi decorado com bandeiras e com uma faixa onde se podia ler: “Vocês chamam-lhe liberdade, nós chamamos Tirania”. Tudo correu da melhor maneira até ao regresso de barco até à localidade de Brunnen. Em vez de o barco ter ido para o local destinado ao desembarque foi para outro local onde a polícia esperava os nacionalistas. Cerca de 400 pessoas, que tinham participado nas comemorações, foram detidas.

Para 2008 o partido tem muitos eventos planeados desde acções de distribuição de propaganda, marchas, entre outros. Mas acima de tudo o PNOS irá abrir novas secções e irá lutar por um movimento de renovação nacional cada vez mais forte.


Desejo a todos os Movimentos Nacionalistas Europeus um excelente 2008,

Jordi de Kroon (PNOS)


Tradução por HermesBoletim

Sem comentários: